Mastercard e eBay seguem PayPal e abandonam criptomoeda do Facebook

O Facebook sofreu mais um golpe duro em seu objetivo de concretizar o projeto da Libra como criptomoeda global. Mastercard, eBay e Strip, três empresas de grande porte que faziam parte da Libra Association, anunciaram a desistência do projeto, apenas uma semana após o PayPal se desligar da associação.

A decisão vem em um momento chave para a Libra, já que a associação faria sua primeira reunião oficial na próxima segunda-feira, 14 de outubro, na cidade de Genebra, na Suíça. As declarações oficiais das empresas desistentes ainda mostram respeito e otimismo com a ideia da criptomoeda, mas que não é o momento de participar do projeto, como reporta o site Financial Times.“Nós respeitamos profundamente a visão da Libra Association. No entanto, o eBay tomou a decisão de não seguir adiante como membro fundador. Neste momento, estamos focados em lançar experiências de pagamento gerenciadas pelo eBay aos nossos consumidores”, diz o comunicado do eBay.

A Stripe, outra empresa de pagamentos online, deu uma declaração bastante similar: “A Stripe apoia projetos que visam fazer o comércio online mais acessível para pessoas do mundo todo. A Libra tem esse potencial. Acompanharemos seu progresso de perto e seguiremos abertos a voltar a trabalhar com a Libra Association em um momento futuro”. A Mastercard ainda não se manifestou.

Ainda que as empresas desistentes tenham dado declarações positivas acerca da Libra, o momento não é bom para a criptomoeda. O Facebook já tem chamado cada vez mais atenção das autoridades pelos seus problemas relacionados à privacidade, e o anúncio de uma criptomoeda global, que poderia competir com dólar e euro, fez com que governos de várias partes do mundo se manifestassem contrários à ideia, propondo imediatamente uma regulação forte sobre o projeto.

Nos Estados Unidos, onde estão sediadas a maior parte das empresas que formam a Libra Association, a preocupação já foi colocada às claras. Na quarta-feira, Visa, Mastercard e Stripe foram diretamente alertados por senadores do partido democrata para reconsiderarem a participação no projeto, sob ameaça de severa regulamentação não apenas em atividades relacionadas à Libra, mas também em outros atividades.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário!!!