5 TIPS DE MOBILE PHOTOGRAPHY (Fotografia de Celular)

Pode parecer estranho começar um texto sem ter uma ideia. Mas é como estou me sentindo agora. Poxa, parece que todas as ideias que tenho não são tão boas. Essas palavras nem parecem ser vindas de uma pessoa considerada “criativa”. Eita… quem é que está falando isso mesmo?

Bom, vamos falar um pouquinho de minha vida… Sou fotógrafa, gosto de coisas e ideias criativas. Aquelas que olha algum objeto qualquer, viaja e pensa o que podemos fazer com isso? E aquilo? E depois de algum tempo sai algo…

Aí sim! Surgiu, então, uma ideia para esse texto… Vamos começar contando do início, o meu mundo com a fotografia, e esses desenhos com luz. Acredito que muitos na infância brincaram com uma câmera de filme, e eu era uma dessas crianças que queria entender o que rolava ali dentro daquela maquininha que registrava momentos em imagens impressas. Apertar o botão e esperar sair uma foto, isso simplesmente me encantava.

Mas a amizade foi ficando mais séria quando comprei um celular e criei um perfil no Instagram. Era tudo uma viagem mesmo, tirava umas fotos com o celular, postava no app e as pessoas me perguntavam: “É serio mesmo que você fez essa foto com um celular? Como você fez isso?” E é neste ponto que vamos focar aqui (obs.: a minha história de fotógrafa vamos deixar para uma próxima).

Muitos pensam que fazer uma foto maravilhosa com um celular é muito difícil. Well… É claro que não podemos comparar uma mesma foto feita com uma câmera profissional com a de um celular. Porém, não é uma missão impossível fazer uma foto TOP apenas com aquela câmera pequenininha. Querem algumas “tips” basiquinhas? Então vamos lá! 🙂

1 – Confira se está tudo O.K.!
Sim, dê uma olhadinha básica na sua lente! Confira se está tudo certo com “os olhos de seu celular”. Se tiver alguma sujeira ou arranhado em sua lente pode interferir na qualidade de sua foto. Pode ser meio constrangedor falar isso aqui… Mas se você é uma daquelas pessoas que não larga o celular nem para tomar banho, você corre sérios riscos de perder sua câmera. Submeter seu celular a ambientes com alta quantidade de vapor pode danificar sua lente. E quem manda na captura é ela, por isso tome muito cuidado!

2 – F-O-C-O
Saber focar e saber em que focar talvez seja uma das questões principais. Encontre o ponto em que você quer dar mais relevância, ou seja, aquilo que você acha mais importante em sua imagem. Então, é só dar uns “taps” (tocar na tela) neste ponto e verificar se as linhas de contorno estão bem nítidas. Aí, este é o momento de dar o click!

3 – CLARO/ESCURO (Exposição)
Já viu aquelas fotos em que o branco está muito branco (famoso “estourado”)? Ou a pessoa está pálida parecendo doente? Ou então parece que alguém levou um soco no olho? Hahaha… Isso acontece por estar com uma exposição errada. Quando você da os “taps” para focar, geralmente, aparece um solzinho (nem todos os celulares tem essa “feature”), assim você deve ajustar a imagem para que não fique nem muito clara e nem muito escura.

4 – BOA LUZ, ÂNGULO e ESTABILIDADE (1-2-3)
(1) Procure ambientes de boa luz para que o foco de sua imagem seja valorizado; (2) Encaixe tudo aquilo que você quer que entre para compor sua foto, ou seja, encontre o melhor ângulo para a melhor composição; (3) Tente manter sua câmera estável (principalmente em ambiente mais escuros) para que sua foto não fique toda “borrada” (Não se mexa! Não respira! Só de o “click”!).

5 – BE CREATIVE (O ponto mais importate de tudo!)
Sim, seja criativo! Nunca diga que não tem criatividade! Todos somos diferentes, e é essa diferença é o que faz você ser quem você é. Escolher aquilo que faz diferença para você é o que torna algo criativo. Ops! “Filosofei” aqui… Mas na real… Isso é REAL!

C-R-I-A-T-I-V-I-D-A-D-E

 

 

Texto por Faeli Fowler

Deixe um comentário!!!