Conheça o robô da IBM que vai ajudar os idosos

Para os idosos que moram sozinhos, mas precisam de ajuda nas tarefas diárias, eles atualmente têm duas opções: contratar ajuda domiciliar ou ir para uma casa de repouso. Mas em alguns anos, eles terão uma terceira opção: comprar um robô que ajudará a cuidar deles em casa.

Sabendo que vai crescer a população acima dos 60 anos nos próximos 15 anos, a IBM fez uma parceria com a Rice University para criar um companheiro robótico que proporcionará companhia aos idosos, e também manterá eles seguros.

O IBM MERA terá uma série de sensores que detectarão  queda, áudio ou aromas incomuns, mudanças repentinas no ritmo cardíaco ou na pressão sanguínea e até se o fogão está ligado. Ele será capaz de reconhecer a fala e ler expressões faciais e saberá quando é hora de pedir ajuda.

“Agora é a hora de investir, cuidar, proteger e capacitar nossa população idosa para que eles possam ter suas vidas mais independentes”, disse Arvind Krishna, vice-presidente sênior de Pesquisa da IBM.

Executado na interface do IBM Cloud e do robô Softbank Pepper, o IBM MERA utiliza as tecnologias IBM Watson e o CameraVitals, uma tecnologia projetada na Rice University que calcula os sinais vitais gravando o vídeo do rosto de uma pessoa. Essas tecnologias permitem que o IBM MERA obtenha leituras rápidas do coração e da respiração várias vezes ao longo do dia. Combinada com as APIs de fala do IBM Watson , a câmera também pode ver se uma queda ocorreu e alertar os profissionais de saúde.

Saiba mais sobre o robô IBM MERA no site oficial da IBM ou no Business Insider.

Gostou do artigo? Esse robô é sensacional né? Então, deixe sua opinião nos comentários e não deixe de nos acompanhar.

Deixe um comentário!!!