Os EUA precisam de mais engenheiros e um deles pode ser você!

Nos Estados Unidos, há mais oportunidades e vagas para engenheiros do que pessoas para ocupar os cargos. A alta demanda coloca a engenharia na lista de profissões de interesse nacional estadunidense, o que torna o caminho até o green-card mais rápido e fácil. O processo indicado é dar entrada no pedido do visto -EB2 na categoria National Interest Waiver (NIW). Não é exigido conhecimento de inglês nem oferta prévia de emprego.

As carreiras mais quentes de Engenharia nos EUA

As áreas da engenharia com mais oportunidades são civil – tanto para construções de grande porte como para construções residenciais-  óleo e gás, química, de produção, eletrônica, elétrica, telecomunicações e redes. A validação do diploma brasileiro requer uma prova que deve ser feita no estado em que o profissional vai trabalhar, já a emissão da certificação é regional. Mas a licença só é necessária para profissionais que vão trabalhar como responsáveis técnicos de engenharia, o que nem sempre é o caso.

Planejamento de mudança

Aos que querem atuar na engenharia nos Estados Unidos incluam nesse planejamento a análise de questões imigratórias e tributárias, procure estar apoiado por profissionais qualificados nesses dois quesitos como uma consultoria na área.

O engenheiro deve avaliar como sua experiência profissional e habilidades técnicas específicas se encaixam na demanda norte-americana e calcular os gastos com tempo de aprendizado. Outra dica é o estudo não só para entender o mercado mas também sobre as leis e normas utilizadas tanto no país quanto em cada estado, já que diversas decisões nos EUA são determinadas só nos estados e não pro país inteiro.

Dica Final

Há grandes oportunidades lá fora, não somente nos EUA mas como também na Europa e no gigantesco e emergente mercado asiático. Basta procurar por consultorias que fazem esse intermédio entre o Brasil e outras localidades. Tome sempre cuidado com promessas muito grandes e sem nenhuma comprovação, e de resto, seja feliz!!

 

Texto escrito por João Lucas Berlinck

Deixe um comentário!!!