Imagina substituir suas senhas por um anel

Imagine você tentando logar no seu Facebook em um computador ou celular novo. Depois que você coloca seu usuário e senha o app te avisa que irá te mandar um mensagem ou até mesmo um e-mail pra confirmar que você é você mesmo. Porém, ao invés de tudo isso, imagina que você só acene a mão para o dispositivo que está logando e o processo já seja autenticado. Isso já existe.

A startup motiv desenvolveu um anel para que você possa fazer tudo isso. O dispositivo foi criado inicialmente para rastrear sinais vitais durante atividades físicas, mas agora pode ser usado também para autenticação na internet. Atualmente, o anel só pode ser usado para autenticação de dois fatores (quando o usuário tenta fazer login mas o site pede uma verificação). Mas a empresa tem o objetivo de um dia substituir inteiramente as senhas.

As novas ferramentas se segurança da Motiv se integram a um protocolo chamado WebAuthn, um conjunto de regras para dispositivos conectados, websites e navegadores para o uso da autenticação biométrica. Esse protocolo foi criado pela mesma organização que estabeleceu o padrão da autenticação de dois fatores. Firefox, Google Chrome e Microsoft Edge já assinaram um termo em que se comprometem a usar as regras. O anel da Motiv foi o primeiro a ser certificado nesse protocolo, e se esse padrão for amplamente adotado os usuários poderão usar o anel para entrar em mais sites. Até agora, o anel é compatível com poucos, mas importantes, sites, como Google, Facebook, Twitter, Amazon, Dropbox e Salesforce.

A pergunta que você deve estar se fazendo é: “mas como eles sabem que quem está usando o anel sou eu mesmo?” A Movit usa a “identificação de caminhada”, em que mede o seu ritmo e forma de andar  já há pesquisas que mostram que essa variável pode ser usada com precisão para identificar uma pessoa. Para configurar o anel pela primeira vez, o usuário precisa caminhar por alguns minutos. Então, toda vez que a pessoa tira e coloca o anel no dedo, o dispositivo pede que caminhe um pouco para se certificar de que você é você mesmo. Show né?

Texto escrito por João Lucas Berlinck

Deixe um comentário!!!