Minha avó , um mega monstro comedor de práticas criativas e o espírito de um maker!

CRIATIVIDADE! Essa é sem duvida a melhor resposta pra cerca de 100000! Perguntas – cheguei a essa conclusão quando perguntei a minha avó uma receita e ela me disse assim:

“ Sabe que eu não sei, eu normalmente eu uso a criatividade e saí”

A principio eu achei estranho, mas acabei seguindo a dica dela, e não é que realmente a receita saiu. Na mesma época um amigo estava participando de um processo seletivo e conversando sobre qual habilidades colocar no formulário ele de primeira falou “Criatividade!, lógico, quem é Criativo faz de tudo”. Inconcientes tanto ele quanto minha avó se completaram e acabaram por firmar a ideia um do outro.

Mas agora cá entre nós quem nunca usou a falta de criatividade como desculpa mestre.
“AH NÃO CARA FAZ ISSO, EU NEM TENHO CRIATIVIDADE PRA ESSAS COISAS”

Mas e se tratarmos a criatividade como um grande monstrengo de desenho animado? isso mesmo aqueles que no climax do episódio demonstram seu crescimmento absurdo diretamente ligado ao quanto ele é alimentado. SE PERDEU NÉ MEU CARO MAKER?! CONTINUA QUE EU TE EXPLICO!

A criatividade é definida como uma caracteristica capaz de se desenvolver ou retroceder. Quando crianças nossa capacidade criativa é muito maior e se mal alimentada ela se torna incapaz de se desenvolver e aprimorar.Mas durante todas as fases da vida é possivel “Tirar o monstro da gaiola e ficar grande p*&$@! ”

Claro que não há um guia prático de receitas para voce fazer antes do café da manhã capazes de te tornar mais criativo até porque esse tipo de coisa varia pra cada pessoa. No entanto praticas basicas como perder o medo – Não tenha medo das ideias, elas podem ser boas ou ruins e o que voce faz com elas é a diferença! Na pratica tente anotar tudo e tente organizar em coisas mais palpáveis, procure tambem conversar com pessoas sobre suas ideias e sobre as ideias delas ( ouvir é um otimo exercicio pro seu monstrão) e por ultimo tente não cair na rotina, se proporcione novas experiencias elas vão te auxiliar a enxergar novos nichos onde ninguém nem sonhou em atuar nem voce até sua grande Eureka!

Por fim se firme como um Maker! Comece com pequenas atitudes – um bolo porque não? Se preferir um pão tenho até umas dicas pra te dar! – a partir dessas práticas logo as ideias vão começar a fervilhar e seu interesse por assuntos que nem sabia que existia ou que eram ligados vai nas alturas pode acreditar!

Não dá pra deixar de lado uma dica de leitura pra fechar esse texto né meu Maker? E a dica que eu mando pra voce hoje é o livro “Espirito Criativo” uma co criação do Daniel Goleman com os autores Paul Kaufman e Michel Ray, o livro tem uma pegada bem leve, dá pra ler com duas xicaras de café .

Até mais!

Câmbio, Desligo”

 

 

Texto por Ana Beatriz

Deixe um comentário!!!