O início da era 5G

Imagem: Android Authority

O assunto mais falado no mundo da tecnologia nas últimas semanas é o início da operação da rede 5G em alguns países do mundo, como Inglaterra, Estados Unidos e Coréia do Sul. O impacto dessa tecnologia e o funcionamento da rede foram os pontos mais debatidos nos testes realizados.

O 5G é a nova geração de conectividade móvel de internet, oferecendo altas velocidades e conexões confiáveis nos celulares e outros dispositivos, ela deve oferecer conexões mais rápidas com média de download perto de 1GBps. A rede vai ajudar a alavancar o crescimento da tecnologia de Internet das Coisas, possibilitando a infraestrutura necessária para transmitir grandes quantidades de dados, possibilitando um mundo mais conectados e inteligente.

Em testes realizados nos EUA, o 5G oferecido pela empresa Verizon alcançou a incrível marca de 760Mbps. No Reino Unido foi feita uma transmissão ao vivo em 4K pela rede BBC, que teve problemas antes do início por conta do fim do pacote de dados. No geral os testes, mostraram um grande problema da tecnologia para o sistema de mercado usado atualmente pelas empresas de telecomunicação, o volume dados consumido usando o 5G foi muito alto acabando rapidamente com a franquia contratada.

No Brasil, foi instalada uma antena para testes com o 5G em Florianópolis pela TIM em parceria com a Huawei, além disso, em Santa Rita do Sapucaí (MG) e Campina Grande (PB) foram instaladas antenas para testes em Internet das Coisas em parceira com a Ericsson e com a Nokia, respectivamente. O início da comercialização da rede 5G no país tem previsão para 2021.

Até lá o uso do 5G vai ser aprimorado, e com certeza continuará sendo tema para as conversas sobre tecnologia.

Você pode conferir mais informações em:
Gostou do texto? Manda um comentário pra gente!

Deixe um comentário!!!