Sobre não deixar as oportunidades passarem pela sua frente

 

Hoje vim para contar um pouco da minha história e acredito que muitos ingressantes da universidade, os famosos bixos, vão se corresponder.

Sempre fui uma pessoa muito apressada e que faz de tudo para ajudar os outros. Quando estava no ensino médio acreditava que deveria fazer medicina, pois assim conseguiria realizar meu grande sonho de ajudar o próximo e fazer do mundo um lugar melhor. Como muitos, não consegui entrar de primeira. E nem como muitos assim, desisti e resolvi tentar algo totalmente novo e me arriscar: cursar administração na Universidade Federal de Itajubá.

Entrei na Unifei sem saber o que empreendedorismo significava, me sentia um peixe fora d’água (pois para quem não sabe, o curso de administração da Unifei têm ênfase em empreendedorismo e possuímos 6 disciplinas focadas nos vários tipos de empreendedorismo)! Em uma das primeiras semanas de aula, o tutor do PET Administração apresentou o projeto e fez meus olhos brilharem, justamente porque eu ia conseguir realizar meu sonho de ajudar as pessoas mesmo não estando em medicina. Prestei o processo seletivo, passei e foi neste momento que eu comecei a me sentir em casa. O PET Administração é um programa do governo baseado em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. No pilar de ensino a gente ministra disciplinas de empreendedorismo juntamente com o professor, na de pesquisa, realizamos pesquisas também na área de empreendedorismo e, extensão, ofertamos aulas para alunos de escola pública também focadas em empreendedorismo. E olha como a vida é engraçada, a palavra que eu menos conhecia do meu curso, se tornou o amor da minha vida quando se trata do meu curso. Como a vida é irônica né?

No PET Administração eu tive a oportunidade de perceber como eu posso seguir outros caminhos além de trabalhar em empresas, que eu posso sim ajudar os outros mesmo não estando em medicina. E quais seriam esses outros caminhos? Abrir uma startup, seguir carreira acadêmica, ter a minha própria ONG, fazer trabalhos voluntários, entre muitos outros caminhos.

Voltando ao assunto do nosso título, meu conselho para você que ainda está um pouco perdido e inseguro se está no curso certo: se jogue em todas as oportunidades! E quando eu digo “oportunidades” são todas mesmo! A Unifei tem o privilégio de ter um alto portfólio de projetos, isso significa que tem projeto para todos os gostos! Não deixe que a vida te guie para o caminho que ela quiser. Trace seu caminho, descubra o que você gosta e o que você não gosta. Experimente! Só assim você vai se conhecer e ser feliz!

 

Texto por Carol Renó

Deixe um comentário!!!