Você conhece a importância do GPS?

 

Desde de que se tornou totalmente operacional em 1995, o GPS (Global Positioning System) se tornou amplamente adotada nos Estados Unidos e nos outros países. O conceito de navegação baseado em satélite, hoje, é tão essencial que outras potências globais, como China, Rússia, União Européia, Índia e Japão, começaram a construir o seus próprios sistemas, seja para a sua própria região ou para operação global.

Agora, um dos estudos mais completos sobre o tema conseguiu definir o valor da tecnologia GPS para a economia dos EUA e examinou o impacto da falta dela no período de 30 dias. O estudo foi patrocinado por uma agência do governo americano, National Institutes of Standards and Technology, e executado por uma instituição de pesquisa chamada RTI International.

Como parte das análises, os pesquisadores entrevistaram certa de 200 especialistas no uso da tecnologia em diversas aplicações, da agricultura a navegação, cobrindo todo o período de 1984, quando a primeira rede GPS para uso comercial foi liberada em Los Angeles, até 2017, e descobriu que ela gerou uma quantia de 1,4 trilhões de dólares durante esse período para a economia. Sendo 90% desse impacto gerado apenas depois de 2010, ou seja, 20% do tempo total do estudo.

Além disso, analisando algumas variáveis, o estudo estimou que caso ocorra alguma adversidade que leve a falta de funcionamento do GPS, isso resultaria em uma perda estimada de 1 bilhão de dólares por dia, afetando por exemplo as redes sem fio (a implementação do 4G seria impossível sem a tecnologia GPS).

 

Leia a matéria completa no Arstechnica.

Deixe um comentário!!!