Você entendeu o tema do Enem 2018?

O  nosso queridinho Enem de 2018 começou a ser aplicado neste domingo, 4, com propósito de avaliar a galera que quer cursar universidades federais ou tentar vagas em outros modos em universidades particulares. Como sempre, o tema da redação é o assunto mais comentado de várias discussões de especialistas e usuários nas redes sociais: sob o enunciado “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, os alunos tiveram que criar dissertação de aproximadamente 30 linhas, detalhando e argumentando sobre o tema.

Quando se fala em “comportamento de usuário” e “controle de dados”, é comum nós pensarmos em “fake news”, ainda mais pelas eleições que acabaram de passar. Porémmm,  é importante entender que este não é o tema central proposto e, embora possa ser usado como um fato a ser citado, embasar toda a redação nele pode levar à perda de pontos, o que poderia induzir os corretores a sinalizarem uma fuga de tema. Os alunos provavelmente podem ter se limitado muito ao falar apenas sobre fake news. Existiam muitos possíveis temas, desde um teste sobre signo a pesquisas sobre produtos, em que se compartilha uma série de informações e comportamentos.

Em outras palavras: a abordagem sugerida requer uma análise do fato (a coleta e controle de dados) e não da consequência (as fake news). Em TI, Big Data é, por definição, o armazenamento de uma quantidade massiva de dados de comportamento de consumidores (sem ver necessariamente “o que” estão consumindo) e a análise destes dados para a criação de produtos e recursos tecnológicos mais próximos às preferências de consumo levantadas. A ideia do tema proposto na redação do Enem 2018, então, não é sobre os fatos atuais em si, mas como a manipulação de dados pode levar à criação desses fatos.

 

Texto escrito por João Lucas Berlinck

Deixe um comentário!!!