Você sabia que o Facebook está criando uma Inteligência artificial que reconhece memes?

O Facebook está desenvolvendo um tipo de inteligência artificial que reconhece memes, o principal objetivo empresa é identificar memes ofensivos já que os moderadores não podem olhar através de cada imagem que é postada na enorme plataforma.

O sistema se chama Rosetta, ele usa aprendizado de máquina(machine learning) para identificar texto em imagens e vídeos e, em seguida, transcrevê-lo em algo legível para máquina. Esse tipo de ferramenta não é uma novidade, mas o Facebook enfrenta desafios diferentes devido ao tamanho de sua plataforma e à variedade de imagens que vê. Segundo um pessoal ai, falam que o Rosetta está ao vivo agora, extraindo texto de 1 bilhão de imagens e quadros de vídeo por dia no Facebook e no Instagram.

A plataforma ainda não tem ideia do que fazer com esses dados que estão sendo gerados a cada segundo mas para algumas soluções já seria bastante útil. A palavras podem ser utilizadas como tags quando você pesquisa por alguma imagem ou vídeo, um objetivo muito maior seria  descobrir o que seria interessante colocar em seu Feed de notícias e, mais importante, descobrir quais memes são apenas memes bobos e quais estão realmente sendo ofensivos.

Segundo a empresa a extração de texto e o aprendizado de máquina estão sendo usados ​​para “identificar automaticamente o conteúdo que viola nossa política de discursos de ódio” e que está fazendo isso em vários idiomas. Dadas as proporções da rede social, ter alguma máquina vigiando sobre qualquer tipo de post é sempre uma boa, né?

 

Obrigado por chegar até aqui, se achou esse “trem bão demais” compartilha com a galera e ajude o Maker Club Unifei a crescer cada dia mais!!

 

 

Texto escrito por João Lucas Berlinck

Deixe um comentário!!!